Apresentação

Bem-vindos a Coimbra

Em 2014 a Associação Portuguesa de Patologia Dual (APPD), juntamente com a Sociedade Espanhola de Patologia Dual (SEPD) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Unidade de Patologia Dual (UPD), o IVº CONGRESSO NACIONAL e o Iº ENCONTRO IBERO BRASILEIRO DE PATOLOGIA DUAL E COMPORTAMENTOS ADITIVOS de 6 a 8 de Março de 2014 no Hotel Tryp em Coimbra.

Para além dum excelente programa científico, contámos com a presença de 390 congressistas nacionais e estrangeiros, bem como com a presença do presidente da SEPD e presidente da Seção de Patologia Dual da Organização Mundial de Psiquiatria (WPA), Dr. Néstor Szerman, e do presidente da ABP, Dr. António Geraldo, bem como eminentes clínicos e cientistas nacionais e estrangeiros. Realizou-se reunião entre as 3 associações, tendo ficado acordado a continuação da colaboração Portugal, Espanha e Brasil no âmbito da Patologia Dual, ficando já agendado o II Congresso Ibero Brasileiro para as datas 5 a 7 de Março de 2015 em Coimbra, o III para Abril de 2016 em São Paulo, Brasil e o IV em 2017 em Madrid, Espanha.

Assim sendo, tenho o prazer de anunciar que a Associação Portuguesa de Patologia Dual – APPD e a Unidade de Patologia Dual de Coiimbra (UPD), têm a honra de ser novamente organizadores do II Congresso Ibero Brasileiro de Patologia Dual, em colaboração com a Sociedade Espanhola de Patologia Dual - SEPD e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, contando ainda com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos. Decorrerá no Hotel Tryp em Coimbra de 5 a 7 de Março de 2015, com o tema:

Patologia Dual: Integrar as Adições na Saúde Mental

Numa altura em que a organização da assistência aos doentes mentais e adictos está em grande transformação, não podem os clínicos, investigadores e outros técnicos, deixar de manifestar a sua opinião e discutir os seus saberes e dificuldades, sendo uma voz ativa na transformação que se pretende para melhorar a assistência a esta população. Assim, tendo como pano de fundo a Universidade de Coimbra, classificada como Património da Humanidade pelo comité da Unesco, convidamos todos os interessados nestes temas a participarem de 5 a 7 de Março de 2015, sendo agentes ativos na partilha da sabedoria.

Coimbra espera por vós.

A Presidente da APPD