Sociedades Organizadoras

  • Associação Portuguesa de Patologia Dual - APPD

    A Associação Portuguesa de Patologia Dual - APPD é uma associação sem fins lucrativos, com sede no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, na Quinta da Conraria, Castelo de Viegas, com o fim de estudar a Patologia Dual em todas as suas vertentes: epidemiológica, etiopatogénica, preventiva, diagnóstica, terapêutica, social e reabilitativa.

    A Patologia Dual é uma entidade clínica psiquiátrica recente, que resulta da existência, no mesmo doente, de patologia psiquiátrica e patologia aditiva (álcool, drogas ou outras).

    A Associação pretende integrar médicos psiquiatras e de outras especialidades, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, juristas e outros profissionais de todas as áreas, que lidam com doentes com Patologia Dual e que actuam nas várias vertentes de intervenção.

  • Sociedad Española de Patología Dual

    La Sociedad Española de Patología Dual é uma sociedade científico-médica sem ânimo de lucro constituída no ano 2005 e integrada por mais de 1.600 profissionais multidiciplinares que desenvolvem seu labor no âmbito clínico, docente e/ou pesquisador do que hoje já denominamos “Patologia Dual”.

    Missão:
    Ser líderes e referente na formação, investigação e difusão da Patologia Dual.

    Visão:

    • Promover programas (I+D+I) investigação, desenvolvimento e inovação no campo da Patologia Dual.

    • Formação de profissionais no campo da Patologia Dual.

    • Difundir sobre a problemática da Patologia Dual entre os profissionais, a administração pública e a população em general.

    • Desenhar, planificar e gerir actividades, recursos e processos relacionados com a Patologia Dual.

    • Realizar actuações encaminhadas a conseguir a integração de diferentes grupos, associações e profissionais tanto a nível nacional como internacional que trabalham nas diferentes áreas do conhecimento que constituem o objectivo da patologia dual.

    • Actuações para reduzir o duplo stigma em Patologia Dual.

    • Representar aos profissionais da Patologia Dual

    • Contribuir em último termo à melhora da qualidade dos pacientes com Patologia Dual, seus familiares e seu meio

  • ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria

    ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, é uma entidade sem fins lucrativos, representativa dos psiquiatras no país, que atualmente reúne 5.500 associados, congrega 55 federadas,seis núcleos em todos os Estados da Federação e cinco departamentos. Anualmente, a ABP realiza o CBP – Congresso Brasileiro de Psiquiatria, evento de referência no Brasil e na América Latina, considerado o terceiro maior da especialidade no mundo

    Como entidade de referência da psiquiatria no país, a ABP trabalha em defesa do exercício profissional e da atualização dos psiquiatras, por meio do Programa de Educação Continuada (PEC), de acordo com critérios da Associação Médica Brasileira – AMB. Outra ação é a edição da Revista Brasileira de Psiquiatria principal publicação científica em psiquiatria do país, indexada ao Index Medicus®/MEDLINE® e ao Science Citation Index do Institute for Scientific Information (ISI). A Associação Brasileira de Psiquiatria também defende um sistema que dê a população um atendimento de qualidade e informações necessárias à compreensão dos transtornos mentais para seus portadores e familiares.

    Neste sentido, foi criado o programa ABP Comunidade, um esforço da Associação em sua luta para desmistificar os aspectos negativos que envolvem os transtornos mentais e o estigma que pesa sobre seus portadores. O ABP Comunidade também possibilita aproximar a população dos médicos psiquiatras, oferecendo acesso a informações de qualidade, fornecidas por profissionais habilitados e credenciados, além de ser um serviço, com chancela de Responsabilidade Social, de utilidade pública que pretende ultrapassar as barreiras dos gabinetes e auditórios de congressos, falando diretamente à população, ouvindo-a e orientando-a, com palestras, cursos, inserções na mídia e contato pessoal.

    A ABP acredita que pode e deve prestar à população um serviço inédito, de qualidade, que contribua para a melhoria da assistência em saúde mental no Brasil!